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ADEQUAR O SEU PRODUTO OU SERVIÇO À NECESSIDADE DE SEU CLIENTE É URGENTE!

O que não falta no mundo de hoje são opções de serviços e produtos – são muitas as alternativas e caminhos para seguir e, desse ponto de vista, a competição se torna cada vez mais acirrada. Para empreendedores isso é um desafio, já que é preciso pensar com muito cuidado na necessidade de seu cliente.

Seja na modalidade física ou digital, entender a necessidade de seu cliente é algo fundamental, isso significa conhecer a fundo o seu público: do que ele gosta, como se comporta, no que acredita e como vive – são detalhes que farão a diferença para o seu negócio.

Como descobrir qual a necessidade de seu cliente

Entender a necessidade de seu cliente nunca foi algo tão fácil, pode parecer um pouco assustador no começo, mas tudo isso exige técnica, pesquisa e estudo. Foi-se o tempo em que se preocupar com a qualidade do produto era a única responsabilidade.

Atualmente, com um mercado cada vez mais expansivo e diverso, o perfil dos consumidores pode variar muito, por isso, o acompanhamento deve ser permanente. Mas como transformar a necessidade de seu cliente em produto?

  • Entenda a demanda do seu público: idade, gênero, escolaridade, hobbies e interesses ajudam a traçar esse perfil;
  • Se inspire: provavelmente você trabalha em um segmento em que não existe só você, por isso, encontre outros negócios que fazem sucesso e observe como eles trabalham;
  • Dê ouvidos ao seu público: não basta traçar perfis, é preciso entrar em contato, estabelecer diálogos, solicitar feedbacks, isso ajuda no aperfeiçoamento de tudo;
  • Pesquisa sobre as tendências: independente do seu segmento, se ele é muito ou pouco consolidado, é importante entender o que está acontecendo no mundo, plataformas como a do SEBRAE podem ajudar a construir um panorama completo sobre a economia brasileira e
  • Inove: pode parecer um pouco radical, mas às vezes é preciso arriscar, certo? A inovação não está ligada à ideia malucas, mas ideias que nasceram de um conhecimento profundo da sua área.

E para que tudo isso faça sentido, é preciso estar atendo ao mercado! E agora?

Como acompanhar as tendências do mercado

Transformar a necessidade de seu cliente em produto significa estar a par das tendências, ou seja, compreender como os consumidores se comportarão no futuro.

Isso pode ser feito por meio de: acompanhamento de redes sociais, coleta de feedbacks, observação da concorrência, utilização de ferramentas do marketing digital, acompanhamento de sites especializados e realização de pesquisas de mercado.

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