A maior parte das pessoas acha que a assessoria marketing e a consultoria de marketing são a mesma coisa, o que é um grande erro.
Existe diferença entre esses dois tipos de serviços e conhecer qual é se torna essencial para que você possa escolher aquele que adequa-se melhor ao que o seu negócio precisa.
Dessa forma, vamos explicar o que significa cada uma, para você poder compreender melhor, e posteriormente falar sobre a indicação dos serviços para uma empresa que precisa contratar.
Vamos lá!
A função principal da assessoria marketing é prestar serviços técnicos para a execução de um determinado projeto, sendo que essa prestação de serviço vai desde o começo do seu desenvolvimento até a finalização do projeto.
Na assessoria de marketing, existe um envolvimento operacional muito maior com a sua empresa, de modo a identificar as alternativas e as soluções que ajudarão a contribuir para o desenvolvimento dela e executar todas as ações.
Dessa forma, ficará muito mais fácil para a sua empresa executar as ações necessárias durante todo o processo, trazendo resultados melhores e com maior eficácia.
O trabalho de assessoria de marketing, em geral, é feito no longo prazo, tendo uma função que é bem mais operacional.
Esse tipo de serviço integra-se à empresa de uma maneira que se consegue executar aqueles processos que estão muito além da competência que possuem seus colaboradores.
Além disso, esse serviço de assessoria marketing é muito eficaz para que possa solucionar os problemas pontuais que possam vir a surgir no momento da operação do projeto.
Como explicado anteriormente, a assessoria marketing trata-se de um serviço que é mais direcionado para a prática, por outro lado, a consultoria de marketing é direcionada para um pensamento mais estratégico.
Ela é feita por profissionais que possuem uma experiência mais ampla dentro do mercado e que contam com conhecimentos bastante avançados em termos de estratégias de marketing.
A consultoria é direcionada para que a empresa possa fazer um estudo e direcionar todas as ações que precisam ser tomadas pelo cliente, solucionando os problemas existentes e conseguir alcançar os objetivos estipulados.
Uma consultoria de marketing irá fazer uma análise completa sobre o ambiente de mercado no qual a empresa está inserida, estudar todos os seus produtos e os seus clientes, e identificar assim oportunidades existentes.
Além disso, ela vai também apontar os caminhos estratégicos para que seja possível haver uma evolução dos processos da empresa e, consequentemente, o crescimento dela dentro do mercado.
Agora que foi explicado o que é a assessoria marketing e a consultoria de marketing, talvez você esteja se perguntando: qual das duas opções contratar?
A maior diferença entre esses dois tipos de serviços é que a assessoria é voltada para a execução dos processos e a consultoria irá apontar as melhores soluções para o seu desenvolvimento.
A consultoria costuma ser mais indicada para aquelas empresas que desejam desenvolver um plano de marketing ou ainda evoluir estratégias que já estejam em andamento.
A assessoria marketing costuma ser direcionada para aquelas empresas que sabem exatamente o que fazer, mas que ainda não possuem as condições estruturais para execução das operações que necessitam.
Como você viu, existe uma enorme diferença entre assessoria marketing e a consultoria de marketing, mas a maior parte das pessoas ainda não a conhece.
Neste texto, você pôde ver um pouco mais a respeito do que é cada um desses serviços, bem como eles funcionam e a diferença existente entre os dois.
Gostou do artigo de hoje sobre assessoria marketing x consultoria de marketing?
Participe do Projeto Sec no Telegram, com dicas exclusivas.
FALE COMIGO PELO WHATSAPP–https://bit.ly/3rigZkQ
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários.