INSCREVA-SE NO CANAL E SIGA O ANDRE NO FACEBOOK E RECEBA GRÁTIS SACADAS DE MARKETING DIGITAL
gerar valor em seu negócio online
4 dicas para gerar valor em seu negócio online
23 de setembro de 2021
reclamações de empresas nas redes sociais
Você sabe lidar com reclamações de empresas nas redes sociais?
7 de outubro de 2021

COMPRAR SEGUIDORES: ESTRATÉGIA OU DESESPERO?

COMPRAR SEGUIDORES

O debate sobre comprar seguidores ou não está cada vez mais dividido. Algumas pessoas alegam que se trata de uma maneira de mascarar sucesso nas redes; outras, que é uma forma de iniciar uma carreira de influencer. E, afinal, qual lado está certo?

Há verdades e mitos envolvendo os dois lados, por isso é necessário entender do que se trata a compra de seguidores, como é feita e qual a estratégia ideal para ter o retorno do investimento nas redes sociais.

Já vamos começar respondendo à pergunta do lado certo, explicando porque comprar seguidores é a estratégia inadequada e sem resultados concretos para análise de métricas nas redes sociais, ou seja, sem conhecimento do público real.

Construir ou comprar seguidores, qual o melhor roteiro?

Quem está iniciando nas redes sociais – seja como influencer ou como empresa – tem a ilusão de que mais seguidores significa mais alcance, e isso nem sempre se transforma em realidade.

Por isso, profissionais da área batem cada vez mais na tecla da construção de uma persona, de conteúdos orgânicos e que engajem os seguidores, algo difícil de ser obtido com seguidores comprados.

Para comprovar que comprar seguidores é mais uma furada que investimento, apresentamos alguns dos pontos negativos:

  • Trata-se de uma ferramenta cara, tanto para seguidores bots como para seguidores reais;
  • A compra atrai seguidores somente com um objetivo: receber seguidores comprados em troca;
  • Há uma diversidade de perfis entre os seguidores comprados e, na maioria das vezes, poucos são os que podem gostar do seu conteúdo, logo seu perfil terá baixo engajamento, relevância e visibilidade na plataforma, apesar do alto número de seguidores;
  • Principalmente no Instagram, as redes destacam conteúdos que têm mais curtidas e comentários, algo dificilmente obtido de seguidores comprados;
  • Se a plataforma verificar que sua conta tem muitos seguidores bots e contas falsas, ela pode ser banida.

Em resumo: comprar seguidores é um investimento alto para baixo resultado. Se você quer conquistar seguidores de forma real e entregar seu conteúdo para pessoas e não número, vamos te passar a estratégia usada inclusive por empresas já consagradas globalmente.

Invista na sua personalidade nas redes

Os usuários buscam nas redes sociais um toque humano e real (ainda que haja muita produção por trás dos conteúdos apresentados), e essa é a chave para conquistar seguidores de forma natural. Tanto que é fato que, ao olharem seu perfil e notarem a disparidade entre seguidores e curtidas ou comentários, os seguidores reais passarão a desconfiar do seu conteúdo ou produto.

Para reverter o jogo, o primeiro passo para construir sua marca nas redes sociais é definir sua persona (quem é você ou seu produto, com qual público quer trabalhar, onde você ou sua marca estará presente, dentre outras perguntas).

A partir da definição do seu perfil, é possível ter uma visão de como persuadir o visitante em sua conta. Assim, fica mais fácil traçar estratégias e objetivos para chegar ao público com esse mesmo perfil e apresentar seu produto, por meio de conteúdos orgânicos, com maior taxa de engajamentos e conversão.

Quer mais estratégias para conquistar seguidores reais e estabelecer a presença do seu negócio nas redes? Consulte tudo o que André P. Mariano tem a oferecer.

Participe do Projeto Sec no Telegram, com dicas exclusivas.

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: