O CRM (sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente) é considerado tanto um software para armazenar as informações dos clientes que acessam determinada plataforma ou serviço, quanto um conjunto de técnicas para gerenciar esse relacionamento.
Ao englobar o uso de gestão, no seu e-commerce, a empresa consegue obter melhores informações do atendimento com o usuário. Assim, é possível se antecipar a atender às necessidades do cliente, focando suas ações nele e não tanto em seus produtos.
Ainda está com dúvidas de como funciona o CRM? Destrinchamos mais o assunto a seguir.
Como funciona o CRM
Como mencionamos, o CRM é o conjunto de técnicas com software voltado a essa gestão. Um depende do outro, pois, sem conhecer o cliente (armazenamento de suas informações), é impossível interagir com ele, assim como é necessário que o cliente interaja com a empresa (atendimento), para conhecê-lo.
Por isso, o sistema atua em dois blocos:
Após a captura e análise dessas informações, a empresa realiza o tratamento de dados como histórico completo do cliente, andamento ou finalização dos casos e satisfação com atendimento, produto e serviço oferecidos.
Eficiência da Gestão de Relacionamento com o Cliente
Com o CRM, é possível fazer melhor segmentação de clientes para direcionar suas campanhas de marketing (em que e como investir). Assim, a ferramenta analisa a aceitação da empresa entre diferentes perfis de clientes e territorialmente.
Por isso, as técnicas de gestão do relacionamento se dividem em quatro:
A vantagem do método envolve, ainda, o gerenciamento de melhores contatos e oportunidades, como melhoria nas etapas de vendas e complementação de produtos (as “vendas casadas”). Outro benefício é ter todas essas informações em um só lugar, otimizando seu acesso e melhorando o relacionamento entre cliente e empresa.
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