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GATILHOS MENTAIS COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

Você sabe o que são gatilhos mentais e como eles podem ser usados como estratégias de marketing digital para atrair os consumidores? 

Os gatilhos mentais são estudados pela psicologia, são eventos ou circunstâncias externas que podem produzir certos sintomas emocionais favoráveis ou desfavoráveis. Eles podem ser ativados através de um ou mais dos cinco sentidos. Na área de Marketing e Vendas, os mais comuns são a visão e a audição. 

Descubra agora como eles irão lhe ajudar nas suas estratégias de Marketing Digital, sendo a chave para o sucesso.  

Principais gatilhos mentais usados no Marketing 

O que já estamos cansados de saber é que o Marketing Digital se utiliza de muitas estratégias para geração de leads e fidelização de clientes. E em todas elas o pensamento é o mesmo: dar aos clientes o que eles querem ou precisam na hora e no lugar certo. 

Despertar através dos estímulos e motivações o interesse da pessoa em relação a um produto ou serviço. Criar uma necessidade, um desejo por meio de imagens, vídeos, textos e outros recursos de comunicação. 

Entre os gatilhos mentais mais utilizados no Marketing Digital há:

  1. Urgência – Usar expressões e palavras que levam a pessoa a tomar decisão de compra como: “é só até hoje”; “faça agora”; “imediatamente”
  2. Prova Social – impressione seus futuros clientes com os depoimentos de quem já utiliza seus produtos e serviços.
  3. Escassez – as pessoas valorizam aquilo que está acabando. Avisar que o estoque é pouco ou poucas vagas para um curso é capaz de ativar o gatilho da escassez.
  4. Reciprocidade – quando o cliente quer recompensá-lo por ter oferecido algo que gerou valor. Demonstrar que você quer verdadeiramente ajudar sem esperar nada em troca, leva o cliente a desejar retribuir esse auxilio. 

Existem outros gatilhos mentais além desses citados e quando aplicados corretamente baseado em um planejamento de marketing bem estruturado, os resultados são impressionantes. 

Para isso contar com profissionais especializados e experientes podem agilizar os processos e tornar as ações mais efetivas.  

Precisamos lembrar que há duas informações cruciais nesse trabalho, que devem ser consideradas em todas as etapas, são elas:

  • Pensar no seu público-alvo;
  • Manter o foco nos anseios, problemas e desafios que o seu público possui para conseguir resultados ainda melhores.

Um exemplo prático de aplicação dos gatilhos mentais no caso da reciprocidade, por exemplo, oferecer gratuitamente um e-book com informações relevantes para o público alvo, disponibilizar testes gratuitos e até mesmo um vídeo com informações que serão úteis para o público gerando valor é capaz de ativar o gatilho da reciprocidade. Ou seja, a pessoa tem a tendência de adquirir o produto ou serviço com sua empresa como forma de gratidão por ter recebido informações práticas e eficientes.  

Existem várias estratégias para despertar cada um dos gatilhos mentais. Não importa o tamanho da empresa, o tipo de produto ou o serviço oferecido, haverá sempre uma forma de acionar esses gatilhos. 

Ficou interessado em utilizar esses gatilhos em seu negócio? 

Entre em contato com a consultoria especializado do André P. Mariano, especialista em marketing digital, Outbound e Inbound Marketing, Lançamentos de Cursos On-line e de Info-produtos Digitais. 

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