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NICHO DE MERCADO: O QUE É E COMO DEFINIR O SEU?

O nicho de mercado, apesar de bastante simples de entender, é algo muito importante
para quem quer trabalhar com a criação de estratégias de marketing para um
determinado negócio.
Conhecido também por meio das palavras segmentação ou recorte, o nicho de
mercado configura a identificação de um grupo inserido em um setor e que possui
interesses e necessidades específicas.
Ele pode ser uma excelente oportunidade de atuação para uma empresa que deseja
tornar-se especialista em um campo, já que, ao conhecer aquilo de mais importante no
seu segmento, consegue trabalhar de maneira mais assertiva.
A busca por um nicho de mercado: relevância e destaque para as empresas
De maneira geral, definir o nicho de mercado exige uma pesquisa direcionada e, na
maioria das vezes, partindo do tipo de produto ou serviço que você oferece.
Esses nichos podem ser divididos em segmentação, assim, é possível criá-los por meio
de considerações: a geográfica (localização), a demográfica (público), a psicográfica
(estilo de vida) e a comportamental (hábitos).
Entenda melhor quais etapas são envolvidas nessa descoberta:

  1. Pesquisar as tendências de consumo: existem milhares de nichos no mercado,
    por isso é importante entender as possibilidades de negócio, inclusive, algumas
    já são pré-definidas, como – otimização de tempo, realidade digital e
    conveniência;
  2. Avalie os hobbies e paixões: é preciso mergulhar no universo do público para
    conseguir transmitir com autenticidade e assertividade aquilo que eles gostam
    e, consequentemente, aquilo que falta a eles;
  3. Aproveite o que já sabe, mas nunca pare por aí: essa dica é direcionada para a
    empresa, observe suas experiências, o que gosta de fazer e com o que já
    trabalhou, isso é um conhecimento que pode ser utilizado na criação de
    serviços mais sustentáveis;
  4. Atenção para a demanda de mercado: identificar as demandas pode ser uma
    prática útil na hora de definir o nicho e, para isso, existem ferramentas como:
    Keyword planner do Google, Buzzsumo, Google Trends e outros;
  5. Identifique um problema: encontrar um nicho é oferecer soluções para uma
    necessidade e isso, na grande maioria das vezes, possui um grande potencial
    para o sucesso.
    E quais as vantagens que a definição do nicho de mercado pode trazer?
    Definir o nicho de mercado traz inúmeros benefícios para a comunicação do seu
    negócio e, consequentemente, interfere na forma como você obtém resultados.

Veja alguns desses benefícios:

  • Menor concorrência e público mais qualificado;
  • Maior retorno sobre os investimentos e a redução de custos para a aquisição de
    clientes novos;
  • Facilidade na hora de promover parceria e assertividade nas campanhas.
    Não sabe por onde começar a fazer essa definição do nicho do mercado? Na André
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