A jornada de compra é algo de extrema importância dentro de uma boa estratégia de marketing, obtendo assim resultados incríveis para sua empresa.
Entretanto, apesar de ser tão importante, a realidade é que há muitos empreendedores que não fazem a mínima noção do que significa a jornada do cliente, o que é um problema enorme.
Afinal, o conteúdo é essencial para que se consiga atrair mais visitantes até o seu site e então tornar o negócio que possui em uma referência no seu nicho de mercado.
Sendo assim, o objetivo desse artigo é mostrar a você tudo o que é necessário saber a respeito da jornada de compra do cliente. Vamos lá!
A jornada de compra nada mais é do que o caminho completo que o seu potencial cliente, ou lead, irá percorrer antes que ele venha a tornar-se um cliente real do seu negócio.
A jornada é formada por várias etapas por meio das quais os compradores irão passando, sendo que a maior parte deles sequer saber que está dentro delas.
Essa jornada, que em inglês é chamada de buyer’s journey, costuma ser dividida em três ou em quatro etapas, dependendo de quem a utiliza.
As 4 etapas, que é o mais comum de ser utilizada, são as seguintes:
A primeira etapa da jornada de compra do cliente é o aprendizado e a descoberta do problema.
No início, o consumidor não conhece ou não sabe que tem um problema ou que possui uma necessidade, então ele está ainda começando a despertar seu interesse sobre aquele tema.
Sendo assim, é importante para sua empresa conseguir captar a atenção desse potencial cliente nesse momento.
O segundo passo é o reconhecimento do problema, pois o consumidor já está aprofundando-se mais sobre o tema e sabe que possui um problema ou uma oportunidade.
O objetivo sempre é conseguir gerar a necessidade que esse lead possui, revelando assim o problema que ele possui e não sabia, pois é a partir desse momento que ele vai começar a buscar uma solução.
Depois de ter feito a pesquisa mais aprofundada, esse potencial cliente terá mapeado algumas soluções e vai começar a avaliar elas, então é necessário que ele possa identificar seu produto ou serviço como a melhor opção.
Uma dica é que você crie nesse potencial cliente um maior senso de urgência, de modo que ele irá avançar nesse processo e não vai acabar deixando para depois o momento de solucionar o problema que possui.
A última etapa da jornada de compra do cliente é a decisão de fazer a compra, ou seja, ele entendeu que esse é o momento de fechar com uma empresa.
Você precisa mostrar quais são os diferenciais da sua com relação às empresas concorrentes e convencer então esse potencial cliente de que o produto que possui é a escolha mais acertada para ele.
Como você viu, a jornada de compra trata-se de uma ferramenta incrível para qualquer empresa, de modo que é possível potencializar as conversões do seu negócio.
Neste texto, você pode conhecer mais a respeito dessa ferramenta e as etapas que a compõem, de modo a entender como se dá o funcionamento dela.
Gostou do artigo de hoje sobre o que é a jornada de compra do cliente?
Participe do Projeto Sec no Telegram, com dicas exclusivas.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários.