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O que é a jornada de compra do cliente?

jornada de compra é algo de extrema importância dentro de uma boa estratégia de marketing, obtendo assim resultados incríveis para sua empresa.

Entretanto, apesar de ser tão importante, a realidade é que há muitos empreendedores que não fazem a mínima noção do que significa a jornada do cliente, o que é um problema enorme.

Afinal, o conteúdo é essencial para que se consiga atrair mais visitantes até o seu site e então tornar o negócio que possui em uma referência no seu nicho de mercado.

Sendo assim, o objetivo desse artigo é mostrar a você tudo o que é necessário saber a respeito da jornada de compra do cliente. Vamos lá!

O que é a jornada de compra do cliente?

jornada de compra nada mais é do que o caminho completo que o seu potencial cliente, ou lead, irá percorrer antes que ele venha a tornar-se um cliente real do seu negócio.

A jornada é formada por várias etapas por meio das quais os compradores irão passando, sendo que a maior parte deles sequer saber que está dentro delas.

Essa jornada, que em inglês é chamada de buyer’s journey, costuma ser dividida em três ou em quatro etapas, dependendo de quem a utiliza.

As 4 etapas, que é o mais comum de ser utilizada, são as seguintes:

  • Aprendizado e descoberta do problema
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração de uma solução
  • Decisão de realizar a compra (compra efetivada)

Etapas da jornada de compra

Aprendizado e descoberta do problema

A primeira etapa da jornada de compra do cliente é o aprendizado e a descoberta do problema.

No início, o consumidor não conhece ou não sabe que tem um problema ou que possui uma necessidade, então ele está ainda começando a despertar seu interesse sobre aquele tema.

Sendo assim, é importante para sua empresa conseguir captar a atenção desse potencial cliente nesse momento.

Reconhecimento do problema

O segundo passo é o reconhecimento do problema, pois o consumidor já está aprofundando-se mais sobre o tema e sabe que possui um problema ou uma oportunidade.

O objetivo sempre é conseguir gerar a necessidade que esse lead possui, revelando assim o problema que ele possui e não sabia, pois é a partir desse momento que ele vai começar a buscar uma solução.

Consideração de uma solução

Depois de ter feito a pesquisa mais aprofundada, esse potencial cliente terá mapeado algumas soluções e vai começar a avaliar elas, então é necessário que ele possa identificar seu produto ou serviço como a melhor opção.

Uma dica é que você crie nesse potencial cliente um maior senso de urgência, de modo que ele irá avançar nesse processo e não vai acabar deixando para depois o momento de solucionar o problema que possui.

Decisão de realizar a compra

A última etapa da jornada de compra do cliente é a decisão de fazer a compra, ou seja, ele entendeu que esse é o momento de fechar com uma empresa.

Você precisa mostrar quais são os diferenciais da sua com relação às empresas concorrentes e convencer então esse potencial cliente de que o produto que possui é a escolha mais acertada para ele.

Conclusão

Como você viu, a jornada de compra trata-se de uma ferramenta incrível para qualquer empresa, de modo que é possível potencializar as conversões do seu negócio.

Neste texto, você pode conhecer mais a respeito dessa ferramenta e as etapas que a compõem, de modo a entender como se dá o funcionamento dela.

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