Uma dúvida comum que pode surgir para muitas empresas é quando aparece a frase not provided no Google Analytics.
Quando isso acontece, o que fazer? Como driblar essa falta de informação que é ocasionada pelo not provided dentro da plataforma do Google?
Para saber tudo sobre o assunto, então não deixe de acompanhar esse texto até o final!
O termo Not Provided no Google Analytics quer dizer nada mais do que “Não Fornecido”.
Sendo assim, esse é um termo que aparece dentro do Google Analytics quando a plataforma decidiu que não queria compartilhar os dados que você pesquisou sobre palavras-chave específicas.
Essa opção do Google Analytics não existia até o ano de 2011, que foi o ano em que o Google realizou alterações nas suas políticas.
Por conta dessa mudança, as empresas desconhecem o que a maior parte dos seus usuários pesquisou, ou seja, aquelas pessoas que chegaram até o seu site através do Google.
Logo, não há como você entender qual foi aquela palavra-chave que gerou um maior tráfego para o seu site ou que converte melhor seus visitantes em potenciais clientes.
Tudo isso torna complicado, então, que você consiga colocar seus máximos esforços na otimização de uma palavra que é responsável pelos ótimos resultados do seu site.
A partir de agora, você vai entender exatamente como conseguir driblar a falta de informação do Google no not provided dentro dessa plataforma.
Veja!
Uma dica para conseguir driblar o not provided do Google Analytics é acompanhar de perto as posições das palavras-chave do seu nicho.
Com isso, você vai saber exatamente onde fazer investimento em marketing e poderá monitorar os resultados atuais.
Para acompanhar essas keywords, a dica é usar o Google Search Console, pois essa plataforma apresenta as palavras principais e a média dos resultados em um relatório chamado “desempenho”, mostrando todos os dados necessários.
Mais uma dica para que você possa driblar o Not Provided no Google Analytics é vincular a conta que você tem no Google Analytics no Google Search Console.
Dessa forma, se torna possível ver todos os resultados e dados disponíveis do Search Console dentro dos relatórios do Google Analytics.
Com isso, fica mais fácil cruzar todas as informações disponíveis em cada uma dessas plataformas e entender melhor sobre as palavras-chave utilizadas.
Por último, você pode fazer uma análise do Google Analytics, observando quais as visitas vindas do “Not Provided do Google Analytics”, entendendo as páginas através das quais seus visitantes chegaram até o seu site.
No caso de fazermos uma análise das páginas e quais palavras-chave estão otimizadas dentro delas, fica mais fácil compreender o que está atraindo esse tráfego para seu site.
Como você viu, entender o Not Provided no Google Analytics é essencial para saber exatamente de onde os seus leads e visitantes estão chegando até as suas páginas, para ser possível otimizar e melhorar seus resultados.
Neste texto, você pôde ver o que é o not provided e, além disso, formas de conseguir driblar esse tipo de ação gerada pelo próprio Google.
Gostou do artigo de hoje ?
Participe do Projeto Sec no Telegram, com dicas exclusivas.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários.