As redes sociais se tornaram parte presente no cotidiano da maioria das pessoas. No Facebook, Twitter, Instagram ou outras, estamos nos conectando o tempo todo, criando relacionamentos e ofertando conteúdos na forma de uma timeline. Mas o que significa timeline, realmente?
A princípio, parece simples: é a rolagem das novidades e notícias das redes sociais. Ela segue uma ordem toda particular, que leva em conta uma série de critérios que não são totalmente conhecidos pelas pessoas. No entanto, tende a valorizar atualizações as quais a rede social entende como mais interessante para o usuário.
Isso é determinado por meio de um complexo cálculo feito por algoritmos, a fim de selecionar como e quando entregar esse conteúdo. Então, quem deseja garantir que as publicações cheguem até o público-alvo precisa entender como a timeline funciona e trabalhar a favor da própria visibilidade.
Continue lendo o nosso artigo para entender mais sobre o que significa a timeline e como funciona nas diferentes plataformas!
Antes de falarmos mais profundamente a respeito de como a timeline entrega o conteúdo ao público, é importante ressaltar que diferentes redes sociais podem funcionar de maneiras distintas nesse âmbito. Para que a sua publicação possa atingir uma quantidade maior de pessoas, você precisa entender essas particularidades.
A maior rede social da atualidade tem um algoritmo chamado de Edge Rank. É ele que define o que aparece na timeline das pessoas levando em conta os hábitos e as preferências delas. Como ele sabe de tudo isso?
Não se sabe com total certeza, afinal esse é um segredo competitivo do Facebook. No entanto, podemos supor que ele se baseia bastante nas ações e interações do usuário no próprio Facebook.
Além disso, periodicamente ocorrem atualizações no Edge Rank que são amplamente divulgadas. A mais recente passou a dar mais prioridade a publicações de amigos, o que penalizou o conteúdo de páginas e marcas.
Existem formas de ganhar vantagem nessa seleção de conteúdo. Se o seguidor marca a sua página como “ver primeiro”, ela aparecerá no topo da timeline, dando visibilidade garantida a você. Portanto, experimente convencer o seu público a fazer isso.
Muito forte quando se trata do uso de hashtags e interação com o público, o Twitter também tem uma timeline. No entanto, ela funciona de forma diferente em comparação com o Facebook. Por padrão, ele mostra o que considera como os melhores tweets dos últimos instantes.
Isso significa que você não vê os posts mais recentes primeiro. Em vez disso, uma seleção daqueles que tiveram bom engajamento e têm relação com os seus interesses. Mas o usuário tem a opção de trocar o modo de visualização para ver apenas os tweets recentes em ordem cronológica. Assim, consegue acompanhar a timeline em tempo real.
Essa rede social prioriza um algoritmo próprio que exibe as fotos em qualquer ordem, sempre se baseando nos interesses e no histórico de interações do usuário. Quem deseja se destacar deve focar bastante em engajamento.
Uma foto que obtém mais curtidas e comentários tem mais chances de aparecer para outros seguidores. O contrário também vale: se o conteúdo não decola, dificilmente aparecerá para mais usuários.
Uma ótima forma de aumentar o seu potencial de visibilidade é convidar seus seguidores a ativar as notificações do seu perfil. Assim, sempre que você publicar algo, essas pessoas serão avisadas e poderão conferir o post diretamente.
Também é importante destacar o advento do Instagram Stories, que trouxe uma timeline paralela à rede social. Ali, o critério usado para definir a ordem dos perfis ainda não é conhecido, mas certamente tem algo a ver com a proximidade com o usuário.
Quando se fala a respeito de timeline, muita gente pensa mais no Facebook ou no Instagram. No entanto, o LinkedIn também tem um algoritmo que leva em conta o perfil do usuário e seu histórico de interações para decidir qual conteúdo mostrar. A ideia é gerar um equilíbrio entre relevância e engajamento. Se um post tem um deles ou os dois, as chances de aparecer para mais pessoas é maior.
Todas as principais redes sociais funcionam criando uma timeline personalizada para cada usuário por meio de critérios de ranqueamento que decidirão o que vem primeiro quando o perfil for aberto. Isso se deve ao algoritmo específico de cada uma, cruzando diversos dados, a fim de garantir uma melhor experiência.
As empresas não divulgam o algoritmo e todos os seus critérios (por questões de segredo industrial e propriedade intelectual), mas dão informações gerais sobre o seu funcionamento. Além disso, os profissionais de marketing de redes se debruçam sobre o tema, tentando desvendar o código.
Por isso, alguns critérios são conhecidos e comuns a todas: interesse, relacionamento e atualidade. Veja:
Além desses três parâmetros de ranqueamento fundamentais, cada rede tem outros mais específicos, que devem ser levados em conta para conseguir utilizar os algoritmos a favor da sua empresa. Logo, entende-se por timeline a construção de um feed de rolagem personalizado para cada usuário, com base em critérios que potencializem a sua experiência.
Todo o marketing se baseia em uma boa segmentação de público, ou seja, dividir a fatia do mercado que tem potencial interesse no produto ou serviço da sua empresa e investir na divulgação direta a ele. Para as redes sociais, isso é extremamente importante.
Para conseguir um melhor alcance, a empresa precisa não apenas ter uma excelente taxa de aceitação na sua campanha de marketing como também uma baixa taxa de rejeição. Quando ela aparece na timeline de um usuário que não tem interesse, pode ser ocultada, o que diminui o seu ranqueamento.
Existem duas formas de uma postagem de redes sociais aparecer na timeline: por alcance orgânico ou por alcance pago. Na primeira, os critérios de ranqueamento fazem com que o post suba e apareça nas primeiras posições. No segundo, paga-se para que ele seja patrocinado e tenha visibilidade.
O alcance pago pode ser uma excelente estratégia de divulgação quando usado com conhecimento, a fim de impulsionar o alcance orgânico. Ou seja, criar um conteúdo que poderia ter já, por si, um alcance orgânico alto.
Para aparecer na timeline dos usuários, é preciso, portanto, garantir que o conteúdo seja atraente e interessante. Logo, ele deve ser produzido já direcionado ao público-alvo específico. Assim, garante-se maiores chances de serem atendidos os critérios de ranqueamento e a melhor visibilidade da empresa.
No Facebook, a timeline privilegia compartilhamentos, textos e relacionamento direto entre os usuários e as marcas. No Twitter, a conexão, a menção de outras contas e as palavras-chave são os critérios mais usados. O Instagram, como uma rede eminentemente visual, foca nas curtidas e atratividade do conteúdo.
Sabendo o que significa timeline e como ela funciona, fica mais fácil conseguir ranquear as postagens da sua empresa e alcançar uma melhor visibilidade nas redes sociais.
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