4 dicas de como planejar conteúdo para redes sociais.
O planejamento de conteúdo para redes sociais costuma gerar muitas dúvidas para quem criou um perfil para o negócio online dentro dessas mídias.
O bom conteúdo pode ser a grande diferença entre conseguir atrair cada vez mais pessoas até seu negócio e gerar mais vendas ou não ser conhecido em meio ao seu público.
Portanto, nada melhor do que aprender dicas que vão ajudar você a como planejar conteúdo para as redes sociais e, mais importante, colocá-los em ação para atingir seu público-alvo da maneira certa.
Continue acompanhando o artigo para saber tudo sobre o assunto!
A primeira coisa que precisa ser feito ao se planejar conteúdo para redes sociais é definir qual é a sua persona.
A persona trata-se de uma representação (semi fictícia) daquele que seria o cliente ideal do seu negócio, ou seja, o seguidor que iria começar a acompanhar o seu perfil nas redes sociais.
A definição da persona só pode ser feita após uma pesquisa ampla que lhe permita compreender as características gerais do seu cliente ideal.
Essas características são seus interesses, seus hábitos, suas preferências, suas necessidades e suas dores, além dos dados demográficos (idade, gênero, localização).
Isso tudo irá permitir que você saiba exatamente para quem vai criar o conteúdo, garantindo assim que ele será mais marcante e vai influenciar de verdade essa pessoa.
Um dos maiores erros de quem planeja conteúdo para redes sociais é não definir um cronograma de publicações.
Você precisa saber quando e como irá fazer as postagens dos conteúdos e ter tudo isso em uma planilha, por exemplo, faz uma enorme diferença.
A dica é fazer um planejamento semanal e outro mensal para saber exatamente qual tema, qual canal, dia e horário cada conteúdo vai ser postado.
A terceira dica é a produção de conteúdo em si, a partir da definição da sua persona e da criação do cronograma de postagens.
Com isso em mãos, você vai poder então começar a produzir os conteúdos que serão publicados nas suas redes sociais, seguindo os dias e os horários certos.
Os conteúdos que você irá criar para as redes sociais do seu negócio precisam estar extremamente relacionados com a persona e também com a sua estratégia de marca para trazer os resultados esperados.
Assim, você precisa escrever conteúdos que interessem ao seu público e usar uma linguagem que esteja mais próxima a ele, para de fato gerar valor para essas pessoas.
A definição do formato do conteúdo deve estar de acordo com o que o seu público gosta de consumir e também com aquilo que os concorrentes fazem em seus próprios perfis.
A última dica de como planejar conteúdo para as redes sociais é colocar em prática tudo aquilo que foi mostrado nos tópicos anteriores.
Você deve começar a publicar os conteúdos seguindo o plano de dias e horários, e pode fazer uso de diferentes ferramentas que ajudam bastante nesse momento.
É o caso daquelas que permitem que você programe as publicações, para caso não possa entrar nas redes sociais no dia e na hora certa para postar, a ferramenta realize a ação em seu perfil.
Hoje em dia, essas ferramentas são consideradas como essenciais para qualquer planejamento de conteúdos dentro das redes sociais, garantindo o cumprimento de tudo o que você desenvolveu em termos de estratégia de marketing.
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