É comum ao perguntar para alguém que não conheça o assunto, que a pessoa responda que identidade visual tenha a ver somente com logos, cores etc., quando, na verdade, o tema abrange muito mais.
Ela é tudo que diz respeito aos valores e intenções de uma marca/empresa. Além disso, é importante que a junção de todos os elementos traga impacto positivo no público-alvo. Mas afinal, quais são os elementos que fazem parte de uma identidade visual?
Despertando sentimentos com a identidade visual
A principal função da identidade visual é definir como a imagem de uma marca será diante do seu público e diferenciá-la das concorrentes, além de imprimir os valores e a personalidade do negócio.
Afinal, ao ver os elementos gráficos e até mesmo os virtuais, o cliente não terá dúvidas que é aquela empresa que ele conhece.
Aliás, a marca pode passar com sua identidade um ar de seriedade ou mais de descontração, isso vai depender do objetivo da empresa.
Dessa forma, os principais elementos que compõem a identidade visual de uma empresa são:
Porém, ao longo dos anos, é necessário que se faça a manutenção da identidade visual, pois os ideais e personalidades vão se atualizando, ainda que a essência permaneça.
Impacto nas redes sociais
Hoje em dia, as redes sociais têm sido o alvo da maioria das empresas que querem atrair mais clientes e divulgar sua marca, por isso, o impacto que a identidade visual traz é grande.
Mas para um bom resultado, deve ser feito um estudo minucioso das plataformas, já que cada uma tem seu público específico.
Também é importante que, em qualquer plataforma, os posts e/ou vídeos façam lembrar a identidade que a empresa imprime, para que os usuários da internet consigam identificar as características dela.
Para isso, é fundamental que a identidade visual usada no meio virtual “converse” com a da loja física, ou seja, para que a mesma sensação seja transmitida.
Plano de lançamento digital
Se você pretende começar no ramo virtual e não sabe como fazer seu negócio desenrolar nesse meio, você pode contar com a nossa ajuda!
Podemos te auxiliar nesse processo de planejamento e análise do que foi criado e como unir a sua identidade visual às outras estratégias do plano de lançamento digital.
Eu, André P. Mariano, garanto o melhor planejamento para expandir seu negócio. Entre em contato para saber mais!
Entre em contato com a consultoria especializado do André P. Mariano, especialista em marketing digital, Outbound e Inbound Marketing, Lançamentos de Cursos On-line e de Info-produtos Digitais.
Participe do Projeto Sec no Telegram, com dicas exclusivas.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários.