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Quais são os impactos do LGPD no marketing digital

LGPD no marketing digital

Se há um tema que tem chamado muita atenção nos últimos tempos é sobre a LGPD no marketing digital.

Afinal, quais são os impactos que a nova lei vai gerar sobre o marketing digital que as empresas fazem?

Isso é o que nós iremos mostrar, a partir de agora, nesse artigo completo a respeito desse assunto importantíssimo.

Acompanhe!

O que significa a LGPD?

A LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, trata-se de uma lei que tem como objetivo regulamentar o tratamento de dados pessoais, pelas empresas, dos clientes e dos usuários, de uma forma geral.

Os dados pessoais são informações que os usuários fornecem para uma empresa específica em certo momento, e o tratamento significa a maneira como esses dados vão ser usados, o que pode ser no marketing ou para outros fins.

Com essa nova lei, os usuários poderão ter um acesso muito mais fácil as suas informações existentes nos bancos de dados das empresas, podendo também solicitar que eles sejam excluídos ou modificados, quando quiser.

As empresas que não seguem essa nova lei podem ser multadas, sendo que a multa principal é de 2% sobre o faturamento total, com uma multa de limite máximo de R$ 50 milhões a cada infração cometida.

Como se adequar a essa nova lei?

Uma das maiores dúvidas da maior parte das empresas diz respeito, justamente, a como elas podem adequar-se a essa nova lei.

A adequação de uma empresa à lei envolve algumas ações internas que precisam ser realizadas, como:

  • Conhecer quais são os dados que são coletados e a forma como eles são armazenados
  • Gerenciar corretamente as informações, sabendo quem são as pessoas que têm acesso a elas, gerando um fluxo específico
  • Usar medidas para trazer maior segurança aos dados pessoais dos usuários, evitando vazamentos e punições
  • Documentar cada dado que é coletado dos usuários, até para que seja possível alterá-los ou removê-los adequadamente quando os usuários assim desejarem

Impactos da LGPD dentro do marketing digital

Por fim, torna-se essencial descobrir quais são os impactos que a LGPD pode ocasionar dentro do marketing digital.

As ações voltadas, por exemplo, para conseguir atrair mais contatos, gerar mais leads e vender mais precisam ser todas revisadas, para garantir adequação à LEI e evitar problemas.

A LGPD no marketing digital vai exigir:

 

  • Que sejam feitas mudanças nos formulários de cadastro em sites e blogs, evitando pedir informações desnecessárias e que aqueles coletados sejam usados unicamente para a finalidade apresentada ao usuário;

 

  • Que o rastreamento dos seus visitantes, dentro do site ou blog, seja realizado com a permissão dos usuários, evitando assim fazer tudo sem que ele sequer tenha noção de que está sendo acompanhado;

 

  • Que os anúncios nas redes sociais também garantam aos usuários que eles saberão quais dados serão utilizados, quais são os que eles fornecem às redes sociais, entre outros;

 

  • Que o e-mail marketing seja feito apenas com dados fornecidos dos usuários, e que estejam disponíveis para eles quando assim o desejarem.

 

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