2022 já começou e demonstra sinais de recuperação do ritmo interrompido pela pandemia do Covid-19. Para conquistar o público, muitos comércios, principalmente os que foram afetados, estão migrando seus negócios para o mundo digital, com táticas para atrair esse novo público e uma das ferramentas é o marketing de influência.
Algo evidenciado pela pandemia, em termos de marketing, foi o boom de personalidades na internet e sua influência sobre seguidores. Desde criadores de conteúdos locais até os mais famosos, todos têm peso sobre as escolhas do público, seja na compra de algum produto ou de uma ideia.
Se deseja expandir seu negócio, com certeza o marketing de influência é uma das chaves. Trouxemos algumas táticas e dicas de como usar a ferramenta ao seu favor.
O que é marketing de influência
A influência dos criadores de conteúdos (influencers) ocorre pelo ganho da confiança de seus seguidores. Ao se identificar com o influencer, o público tende a compartilhar os mesmos interesses, confiar e recorrer às suas opiniões sobre algum produto ou assunto.
Por isso, os números de seguidores têm importância, mas precisa de muito mais para ter esse peso. Inclusive, os influencers são categorizados em níveis de influência conforme seu número de seguidores:
Assim, o marketing de influência trata-se de uma abordagem ao seu público-alvo por intermédio de alguém com forte poder de persuasão. Contudo, essa abordagem acontece de forma natural, aproveitando a linguagem já estabelecida desse criador de conteúdo em suas redes sociais com seus seguidores.
Usar a linguagem, sem modificá-la ao desejo da empresa, mantém a originalidade do influencer. Dessa forma, sua mensagem tende a ser bem recebida e evita que o público a entenda como uma propaganda invasiva.
Formas de engajar o público
Primeiro, é necessário definir o objetivo da campanha: gerar valor? Conquistar novos clientes? Influenciar a decisão de compra? Mostrar um novo produto?
Vamos às táticas de como usar o marketing de influência:
Não adianta escolher qualquer influencer só pelos números de seguidores, pois a divulgação corre o risco de soar falsa. Por isso, a melhor tática é trabalhar com um criador de conteúdo cujos ideais e interesses coincidam com seu produto.
Além da divulgação, fazer ações em conjunto aumenta as chances de o público receber e fixar o produto na memória. Como? Por meio dos recebidos, storyline, lives e outros.
As redes sociais são importantes, contudo, é preciso saber onde exatamente o seu alvo acessa conteúdos com mais frequência (Youtube, Instagram, LinkedIn, Facebook) e, principalmente, o seu perfil. Assim, não precisa atirar para todo lado, com altas chances de obter visualizações em uma determinada rede, mas nenhum sucesso em outra.
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