Uma boa estratégia de marketing precisa de diversos recursos para funcionar, especialmente aqueles que ajudam a direcionar as ações para o público certo. Para isso, uma questão é muito importante: você sabe o que é uma persona?
Esse elemento possibilita entender melhor as características e necessidades de sua audiência, permitindo criar peças e campanhas muito mais certeiras. Isso exige um exercício profundo de empatia e domínio do público-alvo de sua empresa. Neste artigo, você entenderá melhor o que é uma persona e como criar a sua. Confira!
Uma persona é uma representação fictícia de alguém real que integra seu público-alvo. Ela é construída na forma de descrição de uma pessoa, levando em conta seus dados demográficos, geográficos, interesses, motivações, necessidades, entre outros.
Trabalhar com foco em uma persona é diferente de simplesmente pensar em termos de público-alvo. Veja a diferença a seguir:
Viu só a diferença? Enquanto o primeiro exemplo é muito mais específico e se refere a alguém que poderia existir de verdade, o segundo é mais genérico e não ajudaria tanto assim a direcionar sua abordagem de comunicação.
A persona é particularmente valiosa quando revela informações que sirvam de oportunidade para sua estratégia. Ainda de acordo com o exemplo, Vitória tem dificuldades para conciliar as obrigações do dia, uma informação ausente no segundo caso que pode ser interessante para uma marca focada em produtividade.
Agora que você já sabe o que é uma persona e os benefícios de usar esse recurso, o próximo passo é aprender a criar a sua. Afinal, é o uso adequado desse quesito que permitirá uma abordagem cada vez mais estratégica para a sua comunicação. Veja um passo a passo a seguir.
Por mais que a persona seja um personagem fictício, ela não pode ser baseada em achismos ou suposições. Para representar fielmente a fatia de público que você busca, ela precisa ter suas informações baseadas em dados concretos.
Por isso, volte sua atenção para pesquisas de mercado e até mesmo levantamentos que sua empresa já fez sobre o próprio público. A partir daí, desenvolva um personagem fundamentado na realidade.
Um dos principais benefícios de trabalhar com personas é identificar traços da personalidade de seu público e detectar oportunidades a partir deles. Isso envolve entender as motivações e necessidades dessas pessoas.
Para fazer isso, é preciso um grande exercício de empatia. Coloque-se no lugar desse público, tente entender o que ele passa no dia a dia e quais barreiras existem no caminho até seus sonhos.
Você não precisa se limitar a uma persona em sua estratégia de comunicação. Se seu empreendimento busca múltiplas fatias de público, elas podem ser representadas por mais de um personagem. Apenas tome cuidado para não desenvolver personas redundantes. Certifique-se de que cada uma delas representa um espectro diferente de sua audiência sem que se cruzem.
Nem sempre é possível acertar de primeira ao criar a persona. Não há problema nisso, bastando que você faça ajustes sempre que detectar a necessidade deles. Pode ser que a idade da persona não represente fielmente o público que você está buscando ou que uma nova motivação foi descoberta e precisa ser registrada. Seja como for, mantenha o processo de trabalho em pleno aprimoramento.
Agora que você já sabe o que é uma persona, o próximo passo é começar a trabalhar na sua. Leve em conta as dicas deste artigo e torne sua estratégia muito mais eficaz. Caso tenha restado alguma dúvida sobre o que é uma persona, deixe uma pergunta nos comentários abaixo.
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